terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Paralelo 38

Para ser sincero não me apetecia muito falar sobre política mundial, principalmente porque nem a reducionista propaganda da imprensa tenho seguido. Mas fui encorajado pelo nosso amigo Saddam, que apesar de estar para ir desta para melhor, não deixa de demonstrar o seu gosto pelo combate até ao último homem! Assim não posso deixar de comentar umas actividades engraçadas realizadas por um país do qual sempre gostei, e cada dia que passa me faz mais confusão! A Coreia do Norte. Impressionante como este país persiste apesar de todas as privações a que o seu povo está sujeito. Sinceramente acho que este regime não resiste graças à força das armas nem à severidade da sua opressão, mas sim graças à tradição de sacrifício e disciplina do seu povo coreano, à semelhança de muitos dos países orientais. Mas o que acho ainda mais castiço, é que apesar de ser um país 100% belicoso, assim sendo desde a primeira até à ultima célula uma real ameaça para todos os seus vizinhos. Realizando uma analogia, quem gostaria de morar no mesmo prédio de um hooligan assumido, que passa 24 horas por dia, todos os dias do ano a treinar (excepto no dia 1 Maio, claro) técnicas de porrada, artes marciais e a chapar massa para ainda ser mais cavalão do que já é, e que partilhou várias vezes convosco jovialmente que está com uma vontade desmesurada de vos partir o focinho. Vontade de tal ordem, que é bastante provável que passe mesmo à prática na próxima vez que vocês, estrezicas, pequeninos caixas de óculos passarem por ele nas escadas com os sacos das compras na mão. Apesar de algumas pessoas que leram estas ultimas linhas fantasiaram algo de agradável, pois há gente para tudo, para a maioria do pessoal isto resume-se a um suspiro: "Pois é... É complicado". Mas a piada está toda aqui. É que não se limitam a oferecer porrada, nestes ultimos dias dedicaram-se a enfeitar com cintas de nitroglicerina as fundações de todos os prédios do quarteirão enquanto acena alegremente com o detonador na mão aos pequenos saltinhos pela rua, tendo em volta de si próprio uma cinta de dinamite com pequenas pepitas de C4. Quer-se dizer... É fantástico! Toda esta alienação!

Eu, que caso ainda não saibam, e se ainda não o disse foi por mera humildade, sou o único responsável por colocar o nosso país na cauda da Europa, tal como um professor da Universidade do Minho fez questão de o frisar várias vezes, gostaria de ter esta imaginação e esta loucura tão alegre e saudável! Por isso só me basta acabar com:

Go North Corea! Go North Corea!

Nenhum comentário: